Sobre a Acupuntura

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC), se baseia na harmonia do organismo e seu relacionamento com o meio externo.

A Medicina Veterinária Tradicional Chinesa (MVTC), é utilizada à milhões de anos para tratar animais na China, e na Medicina Veterinária Ocidental, a acupuntura está sendo integrada na clínica como terapia complementar, auxiliando na prevenção e tratamento de doenças, gerando equilíbrio do organismo e melhorando a qualidade de vida do paciente.

No Brasil, a acupuntura veterinária passou a ser usada mais recentemente. A acupuntura estimula pontos específicos do corpo, com o objetivo de obter um efeito terapêutico . É representada pelos termos Yin e Yang, que são energias opostas e complementares.

Na acupuntura, o equilíbrio da saúde vai depender das funções: psicológicas, endócrinas e neurológicas, além de fatores genéticos e fatores externos (ambiente, dieta, clima, hábito de vida).

Após o agulhamento do acupunto, ocorre uma reação no local, que leva a liberação de substâncias químicas, como: endorfina, serotonina, histamina, entre outras.

O processo se inicia no local da inserção da agulha, passa pelo Sistema Nervoso, chegando em todo o organismo, levando à mudanças do Sistema Endócrino e Sistema Imunológico, gerando um equilíbrio do organismo.

Técnicas conhecidas da Acupuntura: Moxabustão, Eletroacupuntura, Farmacopuntura, Laserpuntura, Aquapuntura, Hemopuntura, Implante de ouro, Acupressão, Agulha seca (acupuntura).

 

Algumas patologias tratadas com acupuntura, entre outras:

- Displasia Coxofemoral;
– Luxação de patela;
– Artrite, Artrose, Tendinite;
– Cicatrização de feridas abertas;
– Discopatias como: Hérnia de Disco, Espondilose, Osteofitos ventrais ou dorsais, Sindrome de Wobbler, Cervicalgia, Cauda Equina;
– Dermatopatias;
– Insuficiência Renal, Incontinência ou Retenção urinária e fecal;
– Hipotrofia e Fraqueza Muscular, Fraqueza de Membros Pélvicos;
– Paralisia Facial, Paralisia de Membros Pélvicos e Membros Torácicos, Tetraparesia/paralisia;
– Arritmias cardíacas, ICC;
– Epilepsia, Convulsão, AVE (acidente vascular encefálico), Sequelas de Cinomose, Hidrocefalia;
– Patologias oftálmicas, como: Conjuntivite Crônica, Ulcera de córnea;
– Otite Crônica;
– Patologias respiratórias, como: Bronquite, Traqueobronquite;

write my college essaysessay writersterm papersprofessional essay writers